Perguntas mais frequentes

Como devo conservar minhas transparências e fotografias?
As condições ideais para conservar fotografias, transparências e fitas magnéticas são locais secos e frios, fora da luz. Se você tem um grande e valioso arquivo, deve considerar a manutenção de um espaço reduzido com aparelho de ar refrigerado bem dimensionado para seu espaço funcionando 24 horas por dia, com instalação e manutenção adequadas para evitar incêndios. Se o aparelho funcionar alternadamente, produzirá condensação no material quando for desligado e sua deterioração mais rápida por fungos. Se você tem poucas fotos ou não deseja investir muito, guarde-as num lugar hermeticamente fechado com sílica gel azul. Seque a sílica gel no forno sempre que ela perder a cor azul. Evite os aparelhos Thermo-fix ou Sterilair: o calor é prejudicial para a conservação de filmes, fotografias e fitas magnéticas. As folhas plásticas para guardar transparências devem ser de polietileno, material neutro que não contém plastificante, que exsuda um líquido prejudicial para os cromos.
 
Como evitar fungos no meu equipamento fotográfico?
Fungos desenvolvem-se em ambientes úmidos. Logo, evite umidade. Neste caso, os aparelhos Thermo-fix e Sterilair, em espaços corretamente dimensionados, funcionam bem. Um pequeno aquecimento evita a condensação nos equipamentos durante as madrugadas frias. Mas não exagere no calor para não ressecar as borrachas dos equipamentos.
 
Que equipamento você usa?
Utilizo apenas câmaras 35mm Nikon F3, F4s e N90S e uma ampla gama de lentes, desde grande-angular de 20mm até tele de 800mm.
 
O equipamento fotográfico e a técnica são muito importantes?
Sim, é uma grande bobagem desprezar suas ferramentas de trabalho. Como duvidar que a qualidade das tintas e dos pincéis não são importantes para um pintor? Diferentes câmaras e lentes representam suas opções para resolver os problemas para realizar suas idéias e exprimir seus conceitos artísticos. Mas, é claro, o mais importante é ter o que dizer.
 
Que câmaras e lentes devo comprar para fotografar a natureza?
Depende do que você quer fotografar. O equipamento deve ser adequado para nossas necessidades e para expressar nossas idéias. Para fotografar paisagens, precisamos de grandes -angulares, lentes normais e pequenas tele-objetivas. Para insetos, vamos precisar de lentes macro, para focar mais de perto. Quando deparo com um problema de fotografia estudo se a sua solução depende de um novo equipamento. Por exemplo, quando senti a necessidade de aproximar-me de aves mais ariscas, comprei uma teleobjetiva de 800mm e um esconderijo, ou quando precisei fotografar o "guácharo", uma ave que habita cavernas e mantém uma certa distância do homem, comprei um adaptador para meu flash que concentra a luz e permite fotografar com boa potência em distâncias maiores.
 
Que filmes você usa?
Tanto os filmes Fuji como os Kodak têm excelente qualidade. A escolha é uma questão de gosto, mas é importante conhecer bem o filme para extrair dele resultados consistentes. Para mim, o filme é como a paleta de cores de um pintor. Fotografo principalmente com transparências e uso principalmente o Fujichrome Velvia, pois este filme tem granulação baixa e cores vivas e saturadas, que me agradam. Mas o Velvia tem contraste demais. Quando preciso um filme mais suave, uso Fujichrome Provia 100 ou Astia. Para conseguir emulsões de tonalidade mais quente ou para fotografias com flash, uso Ektachrome E100S ou E100SW. Para fotografias em papel, utilizo Fujicolor Superia ou Reala de 100 ISO.
 
Qual a melhor hora do dia para fotografar?
Depende do que você vai fotografar. A luz logo após e antes do amanhecer e do por-do-sol realça os volumes, projetando lindas sombras e refletindo-se nos olhos dos animais. Mas, para fotografar praias, por exemplo, com o sol alto as cores parecem mais vibrantes e o céu no horizonte mais azul, principalmente com filtro polarizador. Em dias nublados, a maior intensidade de luz no meio do dia favorece a fotografia dentro de florestas ou quando precisamos de cores saturadas.
 
Você usa filtros? Quais?
Sim, uso sempre um filtro Skylight ou UV em todas as lentes, para protegê-las e o filtro polarizador para aumentar a saturação das cores, evitar reflexos ou, em fotografia aérea ou de paisagens, eliminar alguma nebulosidade da atmosfera.
 
Porque minhas fotografais em papel às vezes saem tão azuladas, ou esverdeadas, ou rosadas?
Quase sempre isto se deve o processo de ampliação dos negativos. Não há muito mistério na revelação do negativo, mas a ampliação das fotos requer uma avaliação do laboratorista para utilizar a filtragem correta e evitar o desvio das cores. Volte ao laboratório fotográfico e peça uma repetição das ampliações ruins, com a devida correção das cores.
 
Como garantir uma exposição correta?
É quase impossível garantir uma exposição, mas para melhorar suas chances, ao fotografar com filme de transparências, faça exposições com variações de _ ponto, até um ponto para mais ou para menos, ou até 2 pontos, quando a situaçã

Dicas

 

© Copyright Marigo 99
WebSolution por Muiraquitã Comunicação Global.